Praticagem em Itajaí
A Praticagem em Itajaí iniciou seus trabalhos na década de 40.
Praticagem em Itajaí
O Serviço de Praticagem engloba uma estrutura de apoio em terra que funciona de forma ininterrupta nos 365 dias do ano
A Praticagem em Itajaí iniciou seus trabalhos na década de 40, quando o prático Manoel Ezidro abriu o Porto com o Navio Trópicos. Nessa época, a Praticagem se denominava serviço de Praticagem da Barra e Porto de Itajaí Ltda., até 1985, quando foi criada a Associação de Práticos dos Portos de Itajaí. Em 1997 foi sucedida pela Itajaí Práticos Serviço de Praticagem S/C Ltda., que inicialmente contava com três Práticos e três Praticantes de Prático, que em 1998 tornaram-se Práticos.
Ao final do ano de 1998 mais três Práticos associaram-se a empresa, e neste mesmo ano a empresa começou a informatizar o sistema de atendimento aos clientes. Em 2003 o serviço de Praticagem passou a atender 24 horas, por operadores bilíngües em regime de escala de revezamento.
Em meados de 2005 a Itajaí Práticos mudou-se para a nova Atalaia, onde todas as suas operações são centralizadas e controladas através de sistemas informatizados, regida por autogestão, e estruturada com a mais alta tecnologia, plantão permanente bilíngue, sempre capaz de atender a demanda de navios e à prestação de informações que lhe são solicitadas, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Possui suas próprias lanchas para embarque e desembarque de Práticos, todas sofrendo periodicamente o processo de homologação realizado pelo Conselho Nacional de Praticagem – CONAPRA.
Menor profundidade
Observada no canal
Notícias em Destaque
Praticagem apresenta palestra para SOAMAR/SC Vale do Itajaí
24/06/2024 A Convite da Soamar, foi ministrada pelos Práticos Kelly e Wallace, no auditório do Sindipi, uma palestra com o tema “A importância e desafios
Itajaí & Navegantes Pilots se une ao esforço de auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
As recentes chuvas torrenciais que atingiram o Rio Grande do Sul causaram uma devastação sem precedentes, deixando muitas famílias desabrigadas e comunidades inteiras em estado