Ao embarcar no NM Login Polaris para a manobra de atracação no Porto de Itajaí, na tarde de 27DEZ, o Prático de serviço da ZP-21 se deparou com um tripulante inusitado – um jovem albatroz cansado.
Acionada, a estação de controle da Praticagem buscou contato com instituições qualificadas para apoiar no resgate assistido da ave.
Prontamente, o biólogo e pesquisador Cristiano Voitina do Projeto Aves Catarinenses se deslocou para embarcar na lancha da Praticagem e ir a bordo do Login Polaris, neste momento já atracado no Terminal Portuário da Portonave.
O Professor Cristiano verificou tratar-se de uma espécie de albatroz em fase jovem, provavelmente um Albatroz-de-nariz-amarelo, Thalassarche chlororhynchos, e que aparentava estar desnutrido. Essa espécie de ave vive normalmente em alto-mar e raramente se aproxima da costa.
O albatroz foi adequadamente recolhido pelo Professor e transferido de forma a ser assistido, tratado e alimentado para poder, em futuro breve, retornar ao seu habitat natural.