Na década passada, a Autoridade Portuária de Itajaí, a PORTONAVE, a Praticagem e outros atores envolvidos com a atividade portuária em nossa região identificaram um grande risco: a evolução do trade marítimo mundial com o emprego prioritário de navios cada vez maiores poderia levar nosso Complexo Portuário ao colapso; uma vez que não teríamos como receber navios com maiores dimensões nas condições de navegação existentes, à época.
Com essa preocupação e na busca de um local para o estabelecimento de uma bacia de manobras que permitisse o acesso e a realização do giro desses navios, foram realizados diversos estudos e simulações que indicavam a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e de despesas vultosas em desapropriações urbanas que inviabilizavam as opções então vislumbradas. Até que o Prático Pedro Cipriano, decano da Praticagem de Itajaí e Navegantes, em um insight, motivado por sua grande experiência e conhecimento das peculiaridades locais, sugeriu a utilização da área do Saco da Fazenda para a realização das manobras de giro desses navios. Estava aí a solução que transformaria a história das atividades operacionais e portuárias no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.
As manobras de giro no Saco da Fazenda foram exaustivamente analisadas e aprovadas em simulações técnicas, realizadas no Brasil e no exterior, para estabelecimento dos parâmetros operacionais que atendessem aos requisitos de segurança da navegação. E, a avaliação econômico-financeira demonstrou que a utilização dessa área reduziu, expressivamente, os custos das obras de infraestrutura necessárias para a implementação de uma bacia de manobras neste local, além de eliminar as despesas de desapropriação urbanas.
Dessa forma, após a execução das ações necessárias para a concretização dessa ideia brilhante do Prático Pedro Cipriano, em 16 de janeiro de 2020, o navio VALOR realizou a primeira manobra de giro na bacia do Saco da Fazenda e de navegação à ré para atracar no berço nº 2 da PORTONAVE, marcando um novo ciclo para as atividades portuárias na foz do rio Itajaí-Açú.
Hoje, 23 de abril de 2025, com a desatracação do navio MSC CHARLESTON, do berço 2 do Porto de Itajaí – JBS, atingimos a histórica marca de 2.000 manobras de giro e de navegação à ré, com total segurança e sem nenhum registro de incidentes, contribuindo sobremaneira para o incremento do desenvolvimento econômico dos municípios de Itajaí e Navegantes, nesses cinco anos.
E, olhando para o futuro próximo, observamos que o trade marítimo continua em constante evolução e que precisamos acompanhar esse movimento sob o risco de estagnação operacional. Dessa forma, continuamos nutrindo a esperança otimista da remoção do casco soçobrado do ex-navio Pallas, que impede o acesso, as manobras e a operação de navios com dimensões ainda maiores, atualmente utilizados no comércio marítimo mundial e que já são realidade em outros portos brasileiros.
A Praticagem congratula-se com todos os atores de nossa comunidade portuária que contribuíram, ao longo dessa trajetória, para que essa marca histórica de 2.000 giros na bacia de manobras do Saco da Fazenda pudesse ser atingida, com pleno sucesso.
E, que venham quantos giros mais forem necessários para continuar alavancando as atividades em nosso Complexo Portuário e incrementando a geração de emprego e renda em toda a região.