No dia 2 de novembro de 2020 foi atingida a simbólica marca de 200 giros na nova bacia de manobras do complexo portuário de Itajaí e Navegantes, a bacia de manobras para giro de navios no Saco da Fazenda.
Foram 110 manobras onde o navio executou a manobra de giro na chegada ao porto e após o giro na bacia do Saco da Fazenda realizou a singradura até o berço de atracação navegando de ré com o apoio de 4 rebocadores portuários. 90 giros foram realizados após a desatracação e navegação de ré do berço até a nova bacia, na saída do navio do porto, também com 4 rebocadores.
O calado médio dos navios nessas manobras foi de 10,5 metros no período, com o recorde de 12,8 metros de calado na saída do navio mercante MAERSK LONDRINA no dia 01 de setembro de 2020.
As manobras deste tipo são executadas com 2 práticos a bordo, dividindo as tarefas de navegação, comunicação e monitoração das condicionantes ambientais: a) monitoração constante e precisa da posição e movimento do navio através de referências visuais e métodos eletrônicos de navegação; b) comunicação com a equipe de passadiço do navio, com os comandantes dos rebocadores, com a autoridade portuária, bem como com outras embarcações que possam interferir na manobra; c) monitoramento da corrente, vento e maré com o auxílio do sistema de monitoramento ambiental. A realização dessas tarefas em conjunto com o conhecimento e experiência dos práticos da Itajaí e Navegantes Práticos na navegação dentro do Rio Itajaí-Açu permitem uma navegação e assessoramento ao comandante do navio para uma manobra segura e eficiente.
A realização dessa manobra de giro na bacia do Saco da Fazenda permitiu que o comprimento máximo de navios que escalam o complexo portuário saltasse de 306 metros para 350 metros e, juntamente com a entrada e saída de navios de até 306 metros de comprimento no período noturno, aumentou de forma decisiva a acessibilidade de navios ao Porto de Itajaí e Navegantes.