Histórico

Histórico

Estratégia, Segurança e Experiência

O Serviço de Praticagem em Itajaí iniciou suas atividades na década de 40, com o Prático Manoel Ezidro manobrando o Navio Trópicos para atracação no Porto de Itajaí. Nessa época, a Praticagem se denominava “Serviço de Praticagem da Barra e do Porto de Itajaí Ltda”. Em 1985, foi substituída pela “Associação de Práticos dos Portos de Itajaí”; e em 1997, foi novamente alterada para “Itajaí e Navegantes Práticos Serviço de Praticagem SS Ltda”, com o nome comercial de “Itajaí & Navegantes Pilots”.

Sua estrutura operacional e logística foi continuamente aperfeiçoada. Em 1998, os sistemas foram informatizados. Em 2003, passou a funcionar em regime de plantão permanente, 24 horas por dia, 365 dias no ano, com o atendimento realizado por operadores bilíngues. Em 2005, a Atalaia foi transferida para as atuais instalações dotadas de píer de atracação de embarcações e um moderno Centro de Operações e Controle. E, em 2024, foi efetuada uma reestruturação institucional e organizacional, com a implantação de um novo modelo operacional onde o gerenciamento do Serviço de Praticagem passou a ser realizado, a partir de 1º de setembro de 2024, pela Coordenação Geral dos Serviços de Praticagem da ZP-21, denominada PRATICOSZP21.

Atualmente, a ZP-21 conta com 17 Práticos; uma Atalaia com estrutura adequada para execução das atividades administrativas e operacionais conduzidas por uma equipe de 29 colaboradores especializados e qualificados; e 5 Lanchas de Práticos, regularmente homologadas pelo Conselho Nacional de Praticagem.

Dessa forma, prosseguimos, permanentemente disponíveis, nessa trajetória exitosa aliando Estratégia, Segurança e Experiência garantindo o interesse público da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana, e da proteção ao meio ambiente visando a contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento econômico e social do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.

Menor profundidade

Observada no canal

Notícias em Destaque